terça-feira, 7 de abril de 2009

Voltando a Ativa... Aborto x Excomunhão

Pois é, todo mundo viu e ouviu a polêmica toda. A gente não precisa ficar explicando tudo com todos os detalhes.

Cada pessoa terá seu ponto de vista sobre os dois lados da história. Acho que é difícil que se chegue a um denominador comum. Deus é quem vai "fechar a conta" com cada um. Afinal de contas, Ele é o chefe do buteco. Se ele quiser dar desconto ou nem cobrar nada dos fregueses, é com Ele mesmo.

Só me impressiona o fato de todos nós termos a mania de sermos juízes de tudo e de todos. Sem pestanejar a gente sai dizendo que o padre foi um infeliz, que o pai da menina é um monstro, que isso e que aquilo...

Acho que a verdade é que poucos de nós passamos por exepriências tão limítrofes para sair dando juízos e sentenças tão decididas.

Se pararmos por um momento e pensarmos: porque será que esse pai fez isso? Será que ele é doente? Será que ele sofreu algum tipo de abuso? Será que no íntimo dele está a real consciência do que andou fazendo?

Ainda por outro momento, será que o padre não estava apenas querendo defender a integridade de cada pessoa? Será que o objetivo dele não era ser fiel a algo que ele acredita que não pode ser manchado? Será que ele não quis, à maneira dele, inibir que outros casos similares se repitam?

Penso que existem muitos senãos. Controversos ou não, mas ainda muitos senãos. Acho que todos concordam que ninguém gostaria que isso tivesse acontecido. Todos gostariam que nenhuma criança delicada e frágil tivesse sido estuprada. Acho que todos concordam que ninguém gostaria de ver um homem feito se perder em seus delírios e chegar a um ato tão baixo, tão em desacordo com a dignidade. Acho que ninguém gostaria de ouvir um "bispo de olhos vermelhos" lançar palavras punitivas pelo ar que nos cerca...

Então porque não nos colocamos com a mesma intensidade, com o mesmo afinco curioso e insaciável, porque não nos questionamos da mesma dedicada maneira que julgamos tão facilmente, porque afinal não procuramos e discutirmos políticas de prevenção? Porque não fazemos isso?

Sem dúvida nenhuma seria mais inteligente se preocupar com a sanidade das mentes, oferecer oportunidades para todos terem espaço de crescer com saúde, corporal e mental. Seria melhor que nos preocupássemos com cada pessoa humana, como se fôssemos nós. Seria melhor que o Gabriel não tivesse razão: "aquilo que o mundo me pede, não é o que o mundo me dá"

Talvez quando isso acontecer a gente não vai precisar se preocupar em punir de maneira correta. Não vai ser necessário saber se foi certo ou errado excomungar, abortar, etc...

Você não acredita que isso é possível? Então não será mesmo.

Se você acredita, viva como se acreditasse, pois aí sim os outros vão passar a acreditar também.

Um comentário:

  1. Concordo com vc, Serginho
    Bom seria se fôssemos tão tolerantes com os erros alheios como somos com os nossos!
    Fica na paz!
    Abç

    ResponderExcluir

Lembre-se que vc está em casa.. E em casa a gente se comporta bem, ok? Obrigado por seu coment!